MusicPlaylistView Profile
Create a at

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Metatron: O príncipe serafim e rei dos anjos

  
Giosepe Luiz 19 de maio de 2012 0 O rei dos anjos é Metatron, cuja hierarquia é a de Serafim, a mais alta da coroa angelical. Do grego Rei dos Anjos, Metatron é o anjo maior, o anjo supremo, que governa todas as forças da criação divina sempre intervindo favoravelmente aos habitantes da Terra. A ele são atribuídos a fartura e a liderança.
Um rabino judeu do século I, Elisha ben Abuyah, como relatado no Talmude, recebeu permissão divina para entrar no paraíso e viu Metatron sentado (uma ação que no céu é permitida apenas ao próprio Deus). Elisha, então, exclamou “Há de fato dois poderes no céu!“, julgando que Metatron também era um deus. Diante disso o anjo recebeu humildemente 60 golpes de bastão de fogo, para provar que não era Deus. Outras aparições de Metatron na literatura clássica judaica é no Livro de Enoque onde ele desempenha o papel de “príncipe do mundo”, e ganha as características sublimes que geralmente lhe são atribuídas.
MAS NA HISTÓRIA DOS ANJOS, QUEM REALMENTE É METATRON?
Não há consenso geral mas é muito comum a associação de Metatron a Enoque, pai de Matusalém, antepassado de Noé, e um dos patriarcas bíblicos, a quem é atribuída uma vida relativamente curta se comparada com outros patriarcas. Segundo os cabalistas, Enoque teria sido transfigurado no anjo mais próximo de Deus, após sua ascensão.
E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. [Gênesis 5:22-24]


Jacó luta com o anjo de nome desconhecido. (clique para ampliar)
Este pequeno trecho sugere que Deus o transformou em Metatron, já que o Gênesis silencia sobre os motivos que levaram a Deus a tomar Enoque. Samael Aun Weor também imagina Metatron como Profeta Enoque, o Anjo que forneceu a humanidade com as 22 letras hebraicas e original Tarot, afirmando que o anjo vive nos mundos superiores na região Aziluth (O Caminho Iniciático no Arcano para Tarot e Kabbalah). E de acordo com Johann Andreas Eisenmenger, Metatron transmite as ordens diárias de Deus para os anjos Gabriel eSammael, sendo frequentemente identificado como irmão gêmeo de Sandalphon, que se diz ter sido o Elias. Há ainda o parecem de serem dois Metatrons, uma escrito com seis letras (מטטרון), e um escrito com sete (מיטטרון). O primeiro pode ser o Enoque transformado, aquele relatado como Escriba Divino; e o Metatron Primordial, uma emanação da “Causa das Causas”, especificamente a décima e última emanação, identificado com o Presença Divina terrena. O que abre margem para a interpretação de que Metatron, seria não um indivíduo, mas um título ou ainda um ser de nível muito elevado. Mas a doutrina mais comum é a ideia de um único Enoque-Metatron, sendo o este uma Teofania. O que significa que ele não é uma divindade, mas Deus se manifesta diretamente em Metatron, e ele seria o ser mais próximo da divindade primordial. Muitas vezes Metatron é confundido com o Arcanjo Miguel, recebendo os mesmos títulos e funções. Mas é notório que Metatron é superior em hierarquia a Miguel, embora Miguel muitas vezes seja tido como o anjo na mais alta hierarquia celestial. O famoso Anjo da Morte também é frequentemente associada a Metatron.
Devido ao seu caráter misterioso, e a ligação com o Livro de Enoque. O figura de Metatron recebeu um forte sincretismo, sendo frequentemente associada ao exoterismo e amitologia. Sua figura é descrita por adeptos do cristianismo místico como o mais alto dos anjos tendo de 2,5 a 4 metros, e uma figura bastante imponente, com 72 asas, em 12 pares de 6, e um número incontável de olhos, dos quais precisa para executar sua enorme e vasta tarefa de velar pelo mundo inteiro. Nesse sentido, o anjo é tido como guardião universal e mantenedor do Universo.
Várias aparições bíblicas tem anjos não denominados, mas estes porém são enviados para tarefas importantes, onde se supõe que somente um anjo de alta hierarquia poderia agir e alguns cabalistas frequentemente associam essas aparições a Metatron, sendo as mais conhecidas:
  • Um anjo que teria guiado o povo hebreu na travessia do Mar Vermelho.
  • O anjo que impediu o sacrifício de Isaque por Abraão.
  • O Anjo da Morte, a última praga que Moisés lançou sobre o Egito, que teria matado o primogenito de cada família, cuja porta da casa não estivesse marcada com o sangue de um cordeiro.
  • O anjo, de nome secreto, que lutou com Jacó, e lhe feriu deslocando a juntura da coxa de Jacó.
  • O anjo porta-voz de Deus no livro do Apocalipse.
  • E de maneira geral, uma manifestação Teofania de Deus Pai em forma corpórea.

Um comentário:

  1. Eu percebi que os Anjos têm uma semelhança com os Pleiades/Venusianos, tanto física quanto mentalmente. São belos, altos, louros, calmos, confiáveis e se comunicam telepaticamente... Assim como os anjos da Bíblia.

    ResponderExcluir