MusicPlaylistView Profile
Create a at

terça-feira, 1 de maio de 2012

Estudante de pós graduação encontra marcas espirais na superfície de Marte

29/04/2012
Clique na foto pra ampliá-la.
LOS ANGELES (AP) –Um pesquisador descobriu fluxos de lava em forma espiral próximos ao equador de Marte. Essas são as primeiras formações geológicas deste tipo encontradas fora da Terra.
Em nosso planeta este padrão pode ser encontrado na Ilha Grande do Havaí e no leito do Oceano Pacífico.  Apesar da evidências de fluxos de lava estarem presentes em muitos locais de Marte, nenhuma dela é igual a este recente achado.
Eu fiquei muito surpreso e confuso quando vi as espirais,” escreveu Andrew Ryan, um estudante de pós graduação Arizona State University, em um e-mail.  Ele reportou a descoberta na edição de sexta-feira da publicação Science.A grande surpresa?  A maior espiral de lava media 30 metros de diâmetro — maior do que qualquer uma encontrada na Terra.  Esta é mais uma evidência que Marte foi vulcanicamente ativo recentemente — geologicamente falando, nos últimos 20 milhões de anos.
Por mais de uma década os cientistas discutiram se este labirinto de vales no equador marciano foi esculpido por gelo ou por processo vulcânicos.
Como parte de um projeto de sala de aula, Ryan analisou aproximadamente 100 fotos de alta resolução da região fotografada pela Mars Reconnaissance Orbiter, o qual tem estado fotografando a superfície marciana desde 2006.  Uma noite, enquanto olhava as imagens pela segunda vez, Ryan ampliou uma delas e notou as espirais de lava.  Ele contou 269 espirais, abrangendo de 4 metros a 100 metros de diâmetro.
Ryan disse que ele não ficou surpreso que estas marcas foram ignoradas no passado, já que elas se misturam com o terreno.  As espirais pareciam muito similares aos fluxos de lava do Havaí, levando Ryan a concluir que lava — não gelo — era a força por detrás disso.
O cientista planetário David Paige, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, disse que o novo trabalho fornece uma evidência convincente de que esses curiosos padrões foram forjados pela atividade vulcânica.
Isto “ilustra o quão complicado a história geológica de Marte parece ser“, escreveu Paige em um e-mail.  Ele não faz parte da equipe de pesquisas.
Acredita-se que rios de lava derretida fluiram atravé dos vales marcianos até uma bacia ampla, onde eles se acomodaram e formaram as formas espirais.  Estas foram preservadas quando a lava resfriou.
Não há sinais claros de que essa região hoje é vulcanicamente ativa.  Com mais observações, Ryan disse ser possível a existência de espirais de lava em outras partes do planeta vermelho.

Fonte: www.usatoday.com
—–

Nenhum comentário:

Postar um comentário